Teste

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Barra Grande de Camamu - 1º dia - A ida


Ah, o verão. Dizem que é a estação da perdição. É porque é no verão que você faz tudo aquilo que vai contar para os seus netos, bisnetos e tataranetos um dia....

Tá, tudo bem, eu sei que não é mais verão, mas o importante é que eu estou de férias novamente. Eu teria que tirar férias até Junho, mas como esse mês não tem PN pra fazer (além do São João) resolvi antecipar um pouco as férias. Ano passado tirei as férias em Maio, mas choveu pra caramba. Então tentei dar um nó em São Pedro e tirei minhas férias em Abril. 20 dias apenas, mas eu acho que vai dar pra curtir bastante!

Pois bem, só pra variar 1 mês antes já estava tudo planejado. Liguei para as pousadas, passei email para lá e pra cá, falei com uns amigos(as), em especial Bina, Drica e Vanessa que me deram umas dicas legais e me ajudaram a escolher os lugares para ir. Pra falar a verdade a Vanessa não me ajudou em nada, disse só que iria ver uns pacotes pra Morro de São Paulo com o Caio e que Barra Grande era bonito, não tinha nada demais, mas era bonito. Resumindo, na verdade ela não me ajudou em PN, mas obrigado assim mesmo. :D

Então decidimos ir para Barra Grande de Camamu e Morro de São Paulo. E como eu disse fui logo pesquisando e planejando tudo. Esse trabalho seria para Cris, porque ela é Turismóloga (o nome é feio, mas designa o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade), mas sempre acaba sobrando para mim. Então, esses são os preços e horários, atualizados no final de março de 2009.


Horário do Ferry: Salvador/Bom Despacho e vice-versa. Valor: R$ 3,40
.

Horario do ônibus: Bom Despacho/Camamu. Valor: R$ 23,00. Empresa: Cidade do Sol.

.

Horario do ônibus: Camamu/Bom Despacho. Valor: R$ 19,00. Empresa: Cidade do Sol.

.

Horario da Lancha Rápida: Camamu/Barra Grande e vice-versa. Valor: R$ 25,00. Tempo: 30 min
* Tem barco saindo de hora em hora, das 8h as 17h pelo preço de R$ 6,00 com duração de 1h30min. Também existem lacha de outras empresas em outros horário.

.

Se eu fosse rico, pegava um avião e tava lá num pulo, e iria na hora que desse na telha, porque rico quando quer vai, não fica planejando. Nas minhas vidas passadas eu nasci rico, mas nessa eu pedi pra ser pobre só pra ver como era, me dei mal. Resultado:

- 5 min de taxi casa de Cris/Ferry
- 45min de Ferry Salvador/Bom Despacho
- 4hs de ônibus Bom Despacho/Camamu
- 1h30min de barco Camamu/Barra Grande

Ou seja, me quebrei!!!!

Assim como no ano passado esperei o bendito salário das férias para poder viajar. E basicamente era o seguinte: (dinheiro das férias + salário) – dívidas = meréca para viajar. E ainda, tem mais porque a merreca para viajar tinha que ser igual (despesas diárias x dias das viagens) + os imprevistos. Assassinei o meu porquinho de economias e nos jogamos!

Primeiro iríamos para Barra Grande Camamu. Fizemos a reserva para o período de 28/03/09 à 31/03/2009 na pousada Meu Sossego, que fazia jus ao se seu nome, já que a pousada era super tranqüila mesmo. Compramos a passagem do ônibus e do Ferry antecipadamente, com medo de não achar para o dia já que era um final de semana. Ledo engano, o ônibus saiu com no máximo umas 6 pessoas, contando o motorista e o cobrador.

Chegando perto da viagem a previsão dizia que durante o período da que viajaríamos para Barra Grande o tempo estaria parcialmente nublado. Beleza então, agente ia para a parte da praia que estivesse parcialmente com sol que tava tudo certo.
E assim fomos, pegamos o Ferry de 06:10h, mas como o taxi ia passar para pegar agente as 05:45h eu tive que acordar antes das 5h. Eu não acordo tão cedo assim desde a época do..., desde é..., era quando eu fazia..., putz, eu acho que nunca acordei tão cedo assim em minha vida. :D

Só pra sacanaer o taxi chegou mais cedo, e eu ainda estava fazendo minha profilaxia dentaria. Pegamos o taxi e chegamos lá em menos de 5min, já que moramos perto do Ferry e não pegamos um sinal fechado. Sentamos e esperamos o tempo passar e eu ainda pensando na minha caminha quentinha. O Ferry de 06:10h, saiu religiosamente as 06:15h, como já era de se esperar!

Então "45min" depois estávamos em Bom Despacho para pegar o ônibus Bom Despacho/Camamu que segundo consta, 4h depois estaria lá. O horário de saída dele era 07:10h, mas ele sempre espera o Ferry chegar caso ele atrase.

Pegamos o ônibus que passou por Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiuna e finalmente chegaria a Camamu. Algumas cidades bonitas, outras nem tanto. Eu tive uma idéia excelente, diga-se de passagem, em fazer uns sanduíches de patê de atum e queijo cheddar, isso misturado a Nescau em caixinha ficou uma delicia. Resultado, não almoçamos nesse dia por conta desse "almoço" improvisado!






Chegamos em Camamu as 10:50h e eu não fazíamos a mínima ideia de onde se pegava o barco para Barra Grande, e o pior de tudo, o rio estava completamente seco, ai eu pensei comigo: Fudeu! Vamos ter que esperar a maré encher pra pegar um barco.


Foi ai que eu vi minha salvação, uma placa de uma empresa que tinha linhas de lancha rápida, que faz o trajeto em 30min. Ai eu pensei: Lancha, é pequena, calado pequeno, passa tranqüilo mesmo com o rio seco. Mas os horários de saída me fuderam de vez, tinha saído uma 10hs e a próxima só sairia as 14hs. O que é que eu iria fazer durante 3hs numa cidade que eu não conhecia e cheio de sacolas nas mãos. Foi ai que veio a verdadeira salvação. O cara das lanchas disse que tava saindo um barco 11hs. E eu perguntei: E sai assim com o rio desse jeito? Para minha alegria ele disse que sim, sem problema nenhum!

Sai correndo de lá pra pegar o bendito barco e Cris vindo atrás desfilando, parecendo que estava na Fashion Week de São Paulo, e eu dizendo: corre mulher pra não perder o barco! E ela: Oxi, eu tô aqui cheia de peso, eu vou correr nada! Pegamos o barco e fomos ao som de duas criaturas com um violão que cantavam canções sobre "ervas que faziam bem". Passamos por lugares que eram pressagio do que nos esperava nesse lugar.



Chegamos a Barra Grande. Depois de atravessar o cais parei e me pergunte: Aonde será que fica a pousada??? Tinha um mapinha da cidade logo depois do cais, olhei ele, associei ao meu GPS interno, molhei a ponto do dedo na boca apontei para cima pra calcular a velocidade do vento, e depois disso tudo segui em frente e procurei a segunda rua a direita, a qual eu deveria andar uns 200 metros até chegar na pousada. Essas indicações eu vi no site da pousada.



Fomos seguindo pelas ruas e Cris como sempre reclamando porque eu não queria dar o braço a torcer e parar para perguntar. E ela falando: E se não for por aqui, e se for longe, e se agente já passou, para em algum lugar pra perguntar! Mas só pra varia eu estava certo, e lá estava a Pousada Meu Sossego, bem aonde eu achava que era. Quem nos recebeu foi Dona Aline. Foi ela quem nos levou ao nosso pequeno e aconchegante chalé de Nº 20.







A idéia era aproveitar a tarde para pegar uma praia, mas depois de comer mais um pouco de minha receita maravilhosa de patê de atum com Nescau. Mas depois desarrumar as mochilas, e rodar a cidade pra ver o que tinha nela acabamos voltando para a pousada ficando ali mesmo descansando da viagem.




À noite fomos comer algo com mais sustância e acabamos parando no Nicius Creperia-Restaurante o qual eu comi um crepe com queijo, calabre, ovo, presunto, e não sei o que mais lá com molho vermelho, era estilo pizza portuguesa. Caso alguém vá lá o número era o 122. Putz, mas tava uma delicia de enxer a barriga e os olhos. Era gigante mesmo, quase um almoço! Saciado voltamos para a pousada.





Infelizmente a pousada não tinha acesso à internet, nem meu celular da Tim funcionava para quebrar um galho, só Claro e Vivo. E nem em todos os lugares esses funcionavam. As ligações que fizemos foram todas em telefones públicas na praça com um cartão telefônico que compramos na farmácia. Já na pousada dormimos um sono merecido para encarar o próximo dia.


5 comentários:

Sabrina D'avilla disse...

É uma utilidade pública!! rsrs
Muito bom esse blog!! :D
Bjo

Marcus Vinicius disse...

Maaaaaaaaaaaaaasssa d+++ esse blog!!
Velhow...já especulava Maraú a mto tempo pra roteiro da minha px viagem, to cheio de pesquisa sobre lá...+ suas postagens clareou tudo!! sauhsauisha..principalmente qnto aos preços!!! Aí já dá pra fazer meio que uma cotação da viagem! Show de bola!! Continue postando sobre seus pxs destinos aki! heehehe...

PS: Só n achei o preço da pousada q vcs ficaram...+ vou v se acho o site dela aki...

Abração!!!

Anônimo disse...

Caramba o lugar deve ser magico.. acho q vc deveria escrever um livro sobre a cidade e sua viagem.

Diego Lustosa disse...

Grande Luciano!

Cara, adorei a narração! Riquíssima, de humor e detalhes!! Ri muito quando vc fala da Cris parecendo q tá na fashion week!! Acho q é trauma, sabe... rsrs
Poxa, obrigado mesmo! Tô planejando (porque, como vc mesmo diz, planejar é coisa de pobre!! rsrs) ir a Barra Grande em Janeiro, e com todas essas informações agora com certeza será bem mais fácil!

Valeu, meu velho!

Anônimo disse...

Achei esse Blog com essas informações bem interresante um forte abraço...

Jorge Cardoso