Teste

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Barra Grande de Camamu - 3º dia - Passeio de Jardineira

3º dia de nossa viagem. Como eu já sabia que os passeios não saiam cedo, geralmente às 10h, eu já não acordei tão cedo. Arrumamos as coisa com calma, tomamos um bom banho e descemos para tomar café. Depois de utilizar a velha tática ninja das férias que é comer muito no café da manhã para não sentir fome na hora do almoço fomos falar com Dona Aline que telefonou para um rapaz que fazia um passeio de Jardineira (R$ 30 por pessoa, mas tem choro), e que não sei por que eu só queria chamar de Laranjeira. E Cris como boa companheira que é sempre me cutucava pra me corrigir: Que Laranjeira menino, é Jardineira! E eu prontamente respondia pra não ficar abatido: Sim, que seja, tudo tem haver com planta!

Depois de alguns minutos chegou a Jardineira dirigida por Pedro, que seria no nosso guia. O passeio passaria por Taipus de Fora, Morro do Farol, Lagoa Azul, Trilha das Bromélias, Praia e Lagoa Cassange e Morro do Celular. Não necessariamente nessas ordem. Na Jardineira tinha mais um casal de São Paulo que infelizmente eu não lembro o nome, e outro casal, Claudia e François (não tenho certeza se é assim que se escreve, a pronuncia é Fraçuá), ela de São Paulo e ele da França, sendo que ambos moravam há 10 anos no EUA. Não sei por que cargas d'água ele foram andando a primeira parte do percurso que seria até Taipus de Fora. Dá uns 7Km pela praia. Eu gosto de andar em trilhas, mas 7 Km é cruel!!!

Pois bem, subimos na Jardineira e lá fomos nós. Eu achando que por ela ser alta não ia balançar muito, "ledo engano". Pense num bicho que chacoalha!!! Pensou? Multiplique por uns 10 que chegava perto da metade do que a Jardineira balançava. A estrada é muito ruim, cheio de subidas e descida causado por buracos e irregularidade da pista. Me senti numa Montanha Russa de tanto subir e descer. Mas é um passeio diferente e divertido, vale a pena.



Depois de muito balançar chegamos a Taipus de Fora aonde reza a lenda tem as melhores piscinas naturais da região. E pior que não era mentira. A criatura que vai lá e não mergulha ou faz uma flutuação merece morrer, porque o lugar é lindo demais pra deixar passar a oportunidade. A praia estava do jeito que eu esperava e precisava, bem vazia de gente e de água também. Assim os corais apareciam e as piscinas naturais se formavam. Por causa da água, não é por causa das pessoas. :D




Peguei minha maquina digital, coloquei no saco estanque e caímos no mar. Nos divertimos no mar esperamos a maré secar um pouco mais para aproveitar as piscinas.





Enquanto eu preparava as coisa pra cair no mar, a outra brincava com os peixinho no corais. Parecia até um aquário gigante o lugar.




A água não estava tão clara quanto eu gostaria porque a maré ainda estava vazando, deixando a água um pouco agitada. Mas mesmo assim a visibilidade estava muito boa. Me diverti muito mergulhando no meio do cardumes, olhando os peixes de pertinho, e até pegando alguns nas mãos.








Depois de brincar por mais de 1 hora saímo e fomod almoçar porque a Jardineira sairia às 13h30min. Fomo no restaurante que segundo Pedro era ponto de apoio deles. Achei o preço um pouco caro, mas quem tá na chuva é pra se molhar mesmo. Já quem não existia muitas opções, comemos ali mesmo. Pegamos um Dourado frito por R$ 50 (facada!!!) que veio uma porçao com 3 postas enormes. Já estávamos satisfeitos e ainda tinha bastante comida no prato. Eu comi o que sobrou só pra fazer valer o que paguei.





Durante todo o almoço tivemos a companhia de um totó que comeu peixe comigo, e que assim por se dizer era muito do esperto. O garçom trouxe os pratos ele tratou de sentar ao meu lado, foi o garçom levar tudo quando acabamos de comer que o safado se picou rapidinho! Depois ficamos descansando e apreciando a vista que é muito bonita.








Voltamos a Jardineira e o casal que mora nos EUA já estava lá para se juntar a nós. Pegamos a estrada, agora menos esburaca, e pouco mais barrenta. Chegamos a Lagoa Azul quase loiros de tanto barro.




A lagoa Azual é linda, pena que estava um pouco seca por causa da falta de chuva na região. Nos refrescamos nas águas mornas e descansamos um pouco.






Depois de aproveitar bastante seguimos para a Trilha da Bromélais Gigantes. E põe gigante nisso. Tinha bromélia com uns 3 metros de altura, e em cima das árvores! Eu que não sou besta, subi numa árvore e tirei umas fotos.





Saindo dali fomos conhecer a Lagoa e a Praia de Cassange. A lagoa estava mais fazia que a anterior, mas a praia estava cheia e linda! Eu, e todos do grupo, que já tínhamos tirado o sal na Lagoa Azul ficamos meio que com preguiça de se molhar de na água salgada novamente, e ficamos só tirando fotos.






No cainho paramos no Restaurante Vovó Zezé que vende ótimos doces. Comemos torta de chocolate, torta alemã e cocada de cacau. Esse último eu nunca tinha provado, e é uma delícia. Depois desse pequeno lanche seguimos para o Morro do Celular, que imaginei que tinha esse nome porque era o melhor lugar pra o celular ficar com uma boa recepção. E pior que eu estava certo.
Mas a vista de lá é linda. Dava pra ver a Lagoa e a Praia do Cassange. Dai eu percebi que se não fossem a cerca dava pra dar uma caída no mar, dar uma corridinha de uns 300 metros, cair na lagoa, voltar para o mar e ficar nesse vai e vem o dia todo. :D

Dali seguimos pra o Morro do Farol que tem esse nome, é claro, óbvio e evidente, porque tem um farol lá. Iríamos ver o por do sol de lá, mas algumas nuvens atrapalharam nossa diversão. Mas tudo bem, o dia foi muito divertido, conhecemos lugares lindos e diferentes.

Valeu muito a pena fazer esse passeio. Obrigatório pra quem vai a Barra Grande.



Barra Grande - 1º dia - A ida : 2º dia - Passeio das Ilhas : 3º dia - Passeio de Jardineira : 4º dia - A volta

Um comentário:

Claudia e François disse...

Oi Luciano e Cris, adoramos as fotos e o texto do passeio da jardineira, em Barra Grande. Chacoalhamos e passamos bons momentos juntos, não? Deu saudades. Um beijo prá vcs, Claudia e François